sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Simbolos de Natal

SÍMBOLOS DE NATAL

GUIRLANDA DO ADVENTO – É o primeiro anúncio do Natal, aparece no início do advento, um mês antes do Natal. A coroa é verde, sinal de esperança, e simboliza o círculo da vida.

VELAS – Quatro velas são acesas durante o advento, cada uma num Domingo. A luz da vela simboliza a luz de Deus, a luz do mundo. A exemplo de Cristo, devemos nos doar assim como a vela se consome ao iluminar.

ESTRELA – Assim como os reis magos foram guiados pela estrela até Belém, ela nos mostra o caminho que nos leva ao Pai. Celebrar o Natal é seguir a estrela.

PRESÉPIO – Idealizado por São Francisco de Assis em 1223, reconstitui o nascimento de Jesus e faz penetrar em nós os ensinamentos para a vida cristã: pobreza, simplicidade, humildade e fé.

ÁRVORE DE NATAL – A partir do ano de 1900, começou-se a usar o pinheiro como símbolo de Natal. O pinheiro sobrevive à neve e simboliza a vida assim como Cristo venceu a morte. Da madeira também é feita a cruz.

ENFEITE DE NATAL – São os frutos da árvore viva que é Jesus, assim como os enfeites tornam a árvore mais bonita, nossas boas ações nos tornam mais felizes.

SINOS – Anunciam o nascimento de Jesus, é o chamado a participação na vida de Jesus.

CEIA DE NATAL – É o momento de confraternização. Assim como o alimento conserva nossa vida material, a Eucaristia é o nosso alimento na vida Espiritual.

ANJO – É o mensageiro da paz, anunciou a Maria que ela ia ser mãe de Jesus, revelou a José em sonho e anunciou aos pastores que Jesus nasceu.

PRESENTES – Expressam a presença de uma pessoa na vida da outra. No Natal, Jesus é o maior presente porque ele nos ensinou tudo que precisamos para sermos felizes.

PAPAI NOEL – O menos cristão porque leva ao consumismo. Teve sua origem através do Bispo São Nicolau que distribuía brinquedos às crianças pobres.

CARTÃO DE NATAL – Uma forma de evangelizar através das mensagens de Natal. 
Bjs e Bom Natal!!!!
 

Um comentário:

  1. Oi Flávia
    Muito obrigada e um natal muito feliz pra você.
    Bjos

    ResponderExcluir