quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Delicias do ES...



Genteeeee!!!!!

Cada região tem sua comidia tipica, no meu estado (meu de coração e não de nascimento) é a famosa Moqueca, famosa e única!!!! Podem falar, mas moqueca mesmo é capixaba, o resto é peixada, rssss!!!!
Essa delicinha ai da foto eu comi em Iriri (a praia que mais amooooo, pq nao me afoga, #abafaocaso!)
Como acompanhamento arroz, pirão, farofinha e mtooooo molho de camarão, rsss!!!! Ah, e não pode faltar a panela de barro, além de dar um charme, mantém fervendo e da um gostinho especial...

Pra fazer pro final de semana, é rapido, facil e delicia! (ate eu sei fazer, rsss!)

INGREDIENTES:

  • 2 kg de peixe fresco (badejo, robalo, namorado ou cação)
  • coentro;
  • 2 cebolas pequenas;
  • Tomate a gosto;
  • 2 limões;
  • Azeite doce;
  • Urucum;
  • Pimenta a gosto;
  • Farinha de mandioca.

MODO DE FAZER: Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão! Utilizando uma panela de barro grande, coloque: Duas colheres de óleo, uma de azeite doce (se preferir, pode colocar mais de uma!), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho!), tomate (que pode ser picado em rodelas ou em quatro pedaços!) e tempero "Colorau". Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece! Tampe. Espere uns 10 (dez) minutos e experimente o sal.

P.S.: - Para o Pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não embolar. Pronto! Sirva na panela de barro e tenha um bom apetite!

5 comentários:

  1. Bom dia, Flávia
    Que pena discordar de você. Tenho horror a peixe. Entretanto, meu marido que é capixaba, adora de paixão.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Q delicia! Eu não sou muitooo de moqueca... mas deu vontade. Adoro peixe... rs.
    Sexta feira tem um lugar aqui perto q serve uma boa... de vez em quando eu até vou lá!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Vix... eu concordo com vc com relação à melhor moqueca. É a capixaba mesmo!!! Mas não sei se eu teria talento pra fazer... huehuehue De qquer forma, anotei a receita! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. isso! e mata as carixabas de vontade!
    dei uma lambida no monitor que quase consegui engoli-lo...
    ai! ai!
    ê lá em casa!
    bejins

    ResponderExcluir
  5. Adoooro, mas prefiro à moda baiana, com dendê e leite de coco. Hummm! eu tenho essa panelinha que marido trouxe do ES!

    ResponderExcluir