terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mármore... da extração à nossa casa....


Oie Xentiiii!!!

Pra quem não sabe eu sou de Cachoeiro de Itapemirim/ES (alias nasci no Rio mas morei 20 e tantos anos la então ainda me considero cachoeirense), a cidade é mundialmente (sem sacanagem, rss!) conhecida como a terra do "Rei" (ele msm, Roberto Carlos) e terra do Mármore e Granito. E também trabalhei 5 anos em marmoraria, mas ironicamente não em Cachoeiro mas em Campos/RJ
Brincadeiras a parte, o Mármore é uma rocha originada de calcário e explorada para uso em construção civil e na decoração.
Essa semana está acontecendo a Cachoeiro Stone Fair (Feira Internacional do Mármore e Granito - http://www.cachoeirostonefair.com.br/). O evento é voltado para empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, fornecedores de abrasivos, insumos, máquinas, equipamentos e ferramentas, mas também para arquitetos, engenheiros, designer e o público em geral que se interessa pelo material.
Como a cidade está no clima da Feira, está passando no telejornal local uma série muito interessante sobre o assunto, chama-se "Caminho das Pedras", produzido por Antônio Coelho e Renilson Chagas, a reportagem mostra o destino das rochas do Espírito Santo, que ganham o mundo e são reconhecidas pela qualidade e beleza. E algumas curiosidades como mármore capixaba na Casa Branca em Washington, na casa onde foi gravado E O Vento Levou... Serão cinco reportagens, que serão exibidas até a sexta-feira (27) ESTV 2ª edição. Mas pra quem não mora no ES pode assistir também pelo site http://gazetaonline.globo.com/

Antes de optar por utilizar mármore ou granito na sua casa, você precisa saber as características, aplicações e usos indicados de cada um. Por exemplo: o Mármore Bege Bahia não é muito aconselhável pra lugares com água, como pias, pq ele é poroso e estucado com massa, então se não for bem resinado, com contato com água vai desgastando e aparecendo furinhos... Já o Mármore Branco nós as vezes temos mania de coloca-lo "de molho" no cloro ou água sanitária pra ficar bem branquinho, mas isso é o fim pro Mármore, pq tira todo o polimento e deixa aspero e sem brilho.
Para limpeza de peças em Mármore aconcelha-se produtos neutros e pra realçar o brilho cera incolor.
Existem também Mármores importados lindissimossss, como o famoso Carrara, o Nero Portoro, Rosso Verona, Branco Thassus, Crema Marfil, Verde Guatemala, e muitos outros maravilhosos. E com preço a altura, rsss!!!

Mas com criatividade e bom gosto da pra ter peças lindas misturando o Mármore nacional com importado, ou misturando porcelanato com o mármore... Só colocar tico e teco pra funcionar, rsss!!!



Espero que gostem!!! Depois faço um sobre o Ganito e sobre Sintéticos.

Bjssss

4 comentários:

  1. Adoro aquele granito azul escuro. Mármore lindo é um rosa que tem no teatro municipal do Rio de Janeiro. Adorei o post porque fiquei te conhecendo um pouquinho mais!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa, eu pelejando com meu banheiro xadrez e vc posta isso ? Babeiiiiii ... um dia, quem sabe ! rs

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. conheço bem essa história.
    tb fui criada no ES, só que mais ao norte, Nova Venécia. já ouvir falar?
    ela um dia foi a capital do granito brasileiro. aí veio a recessão... mas ainda várias empresas que trabalham com isso por lá. conseguiram acabar com metade da tormba da Pedra do Elefante.
    Gosto muito das pedras em tons de verde. tenho até uma do mais escuro em casa.
    bejins

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia
    Excelente post sobre mármores, as imagens são um show.
    Meu marido também é de Cachoeiro do Itapemirim, só que já mora em Minas há mais de 30 anos.
    Minha sogra tem uma casa em Marataízes, eventualmente passamos alguns dias lá.
    Beijo!

    ResponderExcluir